quarta-feira, 28 de outubro de 2009

20 Novidades do Mandriva Linux 2010


1- Novo design para o instalador

Para melhorar experiência do usuário na instalação, os desenvolvedores do Mandriva chegaram a conclusão  que o visual do instalador  estava bastante defasado e precisava ser atualizado para ficar à frente da concorrência.

2- Live upgrade

Finalmente, o Mandriva Online será capaz de notificar usuários sobre a nova versão da distribuição e propor o sistema para atualizá-lo sem usar o instalador.

3 - Desktop Moblin

Mandriva 2010 vai incluir o Moblin 2.0, ambiente projetado para plataformas de desktop móvel, fazendo  que o Mandriva Linux seja a primeira distribuição livre a integrá-lo como parte da instalação. Este ambiente  foi projetado para plataformas desktop móveis. Netbooks são seu alvo determinado, mas você também poderá usá-lo quando quiser um ambiente ergonômico e simples para as tarefas diárias. A instalação é fácil: instale o pacote task-moblin em rpmdrake e depois, escolher Moblin no gerenciador de conexões.

4 - As contas de convidados (Guest accounts)

Contas de convidados, baseado no pacote xguest, agora podem ser criadas para oferecer acesso seguro temporário para o sistema via gdm ou kdm.


5 -  Recursos de 3G aprimorados

A próxima versão terá melhor suporte de hardware para chaves USB 3G como quotas de download (e upload) , PIN / PUK gerenciamento de código, a seleção do operador.

6- Suporte melhorado a Wireless

O Mandriva 2010 é baseado no Kernel 2.6.31, assim, terá os benefícios de melhoria do suporte a Wireless, como aprimoramentos para o wireless driver RTL 8187 , incluindo suporte para RTL 8187 SE  e adotar utilitários Mesh e suporte de teste para Ralink, Atheros e outros .

7 - Instalação facilitada das chaves wifi 

Este recurso permitirá verificar em dobro as chaves WEP/ WPA. Das especificações técnicas para o Mandriva Linux 2010: "Digitar as chaves WiFi (WEP / WPA) teclas pode ser difícil, quando o campo de entrada está no modo "password" . Mac OS X permite exibir as chaves (com um checkbox) assim, você pode ter certeza que não cometeu nenhum erro de digitação, mas pode manter a chave de segurança ao redor dos olhos, por padrão. Para aprimorar mais ainda a entrada das chaves WEP / WPA, o tamanho também será verificado, emitindo mensagens de erro, caso não seja consistente.

8 - Melhorar o tempo de inicialização

Mandriva 2010 melhorou o tempo de inicialização real  de maneira a dar a ao usuário o menot tempo de inicialização possível.

9 - Melhorar a velocidade de início do  rpmdrake.

Rpmdrake (gestor de pacotes) sempre foi bastante lento, devido à análise das bases de dados dos pacotes rpm . No Mandriva 2010, rpmdrake vai iniciar mais rapidamente, fazendo uso de cache de alguns dados.

10 - Urpmi fará configuração automática de mídia na versão Free

Este recurso permitirá que o instalador auto configure os codecs de mídia, para facilitar a vida do usuário, assim como na versão ONE.

11 - Melhorar as informações do usuário em rpmdrake

Os desenvolvedores do Mandriva 2010 trabalharam duro para melhorar as informações para o usuário no rpmdrake, movendo as mensagens gerais da parte de baixo da tela e mostrando-as de melhor forma. Eles também adicionaram suporte à exibição de screenshots dos programas que serão instalados.

12 -Melhorias no Drakguard

Drakguard terá as seguintes características:
- Impedir o lançamento de aplicações específicas
- Bloquear / permitir a conexão de rede com base na hora do sistema

13 - Melhorias krandr

Krandr (chaveador dinâmico de resolução do desktop) será mais integrado ao KDE4.

14 - OpenOffice.Org 3.1 e integração do KDE 4

Mandriva 2010 irá incluir Go-OO OpenOffice.org 3.1 (baseado no fork Go-OO) e isso significa mais recursos, como suporte SVG , transições 3D, suporte VBA , integração ao KDE 4. Inclui extensões úteis.

15 - Mudança para o gcc 4.4

Como todas as principais distribuições mudaram (ou estão para mudar) para o gcc 4.4, pois permite um melhor desempenho para o código gerado,tempo de compilação  rápido  (especialmente em C + +) e corrige alguns bugs de compilação. Mandriva 2010 mudou para 4.4 gcc.

16 - Melhorar diskdrake

Diskdrake foi portado para libparted para economizar tempo, dinheiro e adicionar suporte para partições GPT. Com o aumento de discos da ordem de Terabytes, a evolução para o suporte de partições GPT (GUID Partition Table), que irão suportar facilmente discos de 1, 2 TB.

Outro recurso que irá ajudar muito o usuário a particionar o HD é que o Diskdrake vai listar todas as partições existentes, dando uma listagem geral do conteúdo delas.

17 - GNOME 2,28

Mandriva 2010 vai ter o GNOME 2.28. Ele contém a última versão do GTK + com client-side window. Este recurso deve reduzir o flicker das janelas. Você vai encontrar no repositório, GNote, um  porte C + +  do Tomboy. Versões Alpha do Mutter, Zeitgeist também estão disponíveis. Estas serão a base da futura versão do GNOME 3.0. Mudanças notáveis previstas serão melhorias no GNOME Media com: suporte a Webcam e streaming ao vivo na gravação de som ou gravador de podcaster.

18 - KDE 4.3.2

Para os amantes do KDE, Mandriva 2010 vem com o KDE 4.3.2. Esta é a melhor versão do KDE4. Muitas correções de bugs e melhorias que nos fazem pensar que temos agora um realmente inovador  e estável ambiente de trabalho.

19 - Nepomuk: A integração  é melhorada

Mandriva 2010 vem com melhorias na integração com o Nepomuk. O alvo do projeto Nepomuk é proporcionar ao usuário formas de indexar, procurar e gerenciar seus arquivos, através do suporte e manipulação de hooks metadata, com suporte a favoritos, busca semântica e notas de popularidade atribuídas a um arquivo.

20 - Plymouth boot splash

O Plymouth tecnologia de tela de inicialização, que oferece uma animação gráfica de inicialização durante o processo de boot, agora está totalmente integrado e substitui Splashy, que foi removido.

E há mais! como suporte a Python3, o VirtualBox 3.0.8, FirstTime assistente, drivers pulsbo e tomoyo-gui.

Fonte: http://www.linuxcrunch.com/content/20-features-mandriva-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário