quarta-feira, 30 de setembro de 2009

KPF - KDE Personal File Server



Como compartilhar arquivos com kpf

kpf fornece compartilhamento simples de arquivo usando HTTP (o Hyper Text Transfer Protocol), que é o mesmo protocolo usado por sites da Web para fornecer dados para o seu navegador web. kpf é estritamente um servidor de arquivos públicos, o que significa que não há restrições de acesso a arquivos compartilhados: o que você selecionar para a partilha está disponível para qualquer um.

kpf é projetado para ser usado para compartilhar arquivos com amigos, para não agir como um verdadeiro servidor Web completo como o Apache. kpf foi essencialmente concebida como uma maneira fácil de compartilhar arquivos com outros, enquanto bate-papo no IRC (Internet Relay Chat, ou "chat rooms").

kpf é executado como um applet dentro Kicker. Isso significa que ele ocupa pouco espaço na tela e seu estado é sempre visível. Para iniciar o applet kpf, clique direito no Kicker e escolha Adicionar ao Painel ... Applet para abrir a janela Adicionar um Applet. Selecione Public File Server e clique no botão Adicionar ao Painel.

kpf emprega o conceito de pastas compartilhadas. Você pode escolher uma ou mais pastas para tornar público, e todos os arquivos em que pasta (e todas as subpastas) será compartilhado.

O kpf é uma ferramente indispensável. Para mim, uma das maiores utilidades dele é fazer instalações via rede local: Copio a aplicação para o meu note, levo no cliente, coloco na rede e passo a servir para todos os computadores que estão conectados. E, pode ser feito tanto para Linux quanto para windows. Atualizar anti vírus por exemplo, ou fazer instalações em massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário